Estação Itaipu – edição nº 68/Outubro 2013

Estação Itaipu
Newsletter semanal de Foz do Iguaçu – edição nº 68/Outubro 2013

www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br


CAMPANHA
“Foz do Iguaçu, bem-vindo ao inesquecível” chega a São Paulo
Depois de Curitiba, a campanha “Foz do Iguaçu, bem-vindo ao inesquecível”, está a partir desta sexta-feira (18) num shopping
de Campinas, no Estado de São Paulo, e dali seguirá para Ribeirão Preto, outra importante cidade paulista.
Antes da ação nos shoppings, foram promovidos workshops voltados a agentes de viagem, operadoras turísticas e imprensa local, tanto nessas cidades quanto na capital paulista, para promover os atrativos do Destino Iguaçu na maior região emissora de turistas do Brasil.
Em Campinas, a ação para o público será no Shopping Dom Pedro, desta sexta-feira até 31 de outubro; e, em Ribeirão Preto, será entre 1° e 15 de novembro, mas ainda não foi confirmado oficialmente em qual shopping.
Vizinhos de 1.000 km
A campanha faz parte do plano de Promoção do Destino Iguaçu nos municípios localizados em um raio de aproximadamente mil quilômetros, que é de onde vem a maior parte dos turistas que visitam a região. A divulgação, que teve início em agosto e prossegue até novembro deste ano, já foi feita em Porto Alegre (RS), Joinville e Florianópolis (SC) e está se desenvolvendo ainda em Curitiba, no Shopping Mueller (foto). A última cidade, completando sete em cinco Estados, será Campo Grande (MS).
Importância
Depois dos paranaenses, que pela própria proximidade são os que mais visitam o Parque Nacional do Iguaçu - foram 320 mil pessoas, em 2012 -, vêm os paulistas, com
207.462 turistas no ano passado. O plano de promoção é uma iniciativa da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e seus parceiros: Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Comtur, Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.
“Mal percebido”
O superintendente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Rui Carvalho (na foto, com Ana Biesek), disse durante o workshop na capital paulista que “Foz do Iguaçu é um destino consolidado, porém, mal percebido”. Segundo Carvalho, tanto os turistas quanto o próprio mercado veem Foz do Iguaçu superficialmente, avaliando o destino como um pacote para apenas três dias. “Nosso objetivo é desfazer essa imagem e provar que é um destino para ao menos uma semana. Não somos somente um destino de compras e de visita tradicional às Cataratas do Iguaçu. Temos muitos outros atrativos, como o Parque das Aves, a usina de Itaipu e até saltos de paraquedas, entre tantos outros”, explicou. A gerente de mercado da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Ana Biesek, disse que, além de workshops, a campanha agenda rodadas de negócios, que incluem diversos parceiros, entre os quais hotéis e atrativos, tanto de Foz do Iguaçu como da Argentina.

BRASIL E ARGENTINA
Sem rivalidade, candidatura em conjunto para evento mundial
Desde a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu entre as sete maravilhas mundiais da natureza, brasileiros e argentinos aprenderam: no turismo mundial, quem se
alia tem mais chances. Para sediar em 2016 o evento Site Global Conference, Brasil e Argentina lançaram a candidatura de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, que dividem as mais famosas quedas d’água do mundo.
A candidatura foi oficializada esta semana, em Las Vegas (EUA), durante a feira mundial de eventos e congressos Imex. A conferência deverá atrair cerca de 500 profissionais do setor de turismo de todo o mundo. O presidente da Embratur, Flávio Dino, justificou a parceria: Foz e Puerto Iguazú “combinam a excelência da natureza e a mistura de diversas culturas”.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, acrescentou que as duas cidades contam com “rica cultura e gastronomia de reconhecimento internacional, possuem plena infraestrutura turística e capacidade técnica para trazer aos participantes do Site Global Conference uma experiência única”.

FOZ DO IGUAÇU
Revista de bordo da Azul traz “atividades e cenários de tirar o fôlego”
A Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas, dedica nove páginas de sua edição de outubro ao Destino Iguaçu. Na seção Viagem, a repórter Bruna Tiussu e o fotógrafo Jonne Roriz produziram a reportagem “Atividades e cenários de tirar o fôlego em Foz do Iguaçu”.
No primeiro texto - “Nas Cataratas, com emoção” -, a reportagem informa que, “além dos mirantes que reservam as melhores vistas das famosas quedas d’água, Foz do Iguaçu oferece diversas aventuras para o turista explorar o destino, como rapel, rafting e salto de paraquedas. Basta ser destemido e não perder o fôlego”.
Pertinho das quedas A revista fecha a reportagem com o depoimento da designer italiana de joias Francesca Romana Diana, que conheceu as Cataratas do Iguaçu em 1985. “Fiquei totalmente encantada com a beleza e com a facilidade de estar perto dessa maravilha. Pouco tempo antes eu havia conhecido as Cataratas do Niágara e lá tudo era proibido. Nem cheguei perto da água”, contou.
Depois de se instalar no Rio de Janeiro, onde vive há cerca de 20 anos, a italiana teve a chance de voltar a Foz do Iguaçu na companhia de amigos estrangeiros. “Sempre indico para conhecidos que estão de passagem pelo País”, disse Francesca,que, na próxima vez, quer reservar um dia para conferir de perto a usina de Itaipu.
A Azul A revista de bordo da Azul Linhas Aéreas é mensal e, em cada edição, traz dicas culturais e gastronômicas, grandes entrevistas e “destinos turísticos imperdíveis, além de tudo sobre a Azul”. A Azul, que tem voos ligando Foz do Iguaçu a Campinas, Porto Alegre e Curitiba, é a terceira maior companhia aérea do país. Ela atende 103 destinos, com uma frota de 118 aeronaves, cerca de 9.000 funcionários e 823 voos diários.

 



 

CURTAS


Luau das Cataratas – Os serviços de meteorologia garantem tempo bom neste sábado (19), em Foz do Iguaçu. Se permanecer assim, está confirmada mais uma edição do Luau das Cataratas, o passeio mensal sob a luz da lua cheia no panorama mágico do Parque Nacional do Iguaçu. A programação começará às 20 horas. Os visitantes devem adquirir o ingresso para o passeio no próprio sábado, nas bilheterias do Centro de Visitantes. Para quem não puder ir nesta data, as próximas edições do passeio já estão marcadas para 16 de novembro e 19 de dezembro.
Múltiplo Leminski – Vista por mais de 91 mil pessoas desde que foi aberta, em 12 de julho, a Exposição Múltiplo Leminski, que seria encerrada no próximo domingo (20), no Ecomuseu de Itaipu, ganhou uma prorrogação até 17 de novembro.
A ideia é dar oportunidade a que mais pessoas conheçam a vida e a obra do artista curitibano, em especial os escolares, segundo os organizadores. A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30. Depois de Foz do Iguaçu, a mostra irá parao Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO).

Marco paraguaio – Enquanto no lado brasileiro ainda não foram nem iniciados os projetos de revitalização, no lado paraguaiofoi reaberto ao público o Marco das Três Fronteiras, depois de três anos fechado por questões de segurança dos visitantes.
A restauração foi feita com recursos da Itaipu
Binacional. Do marco paraguaio, pode--se observar a confluência dos rios Paraná e Iguaçu, onde se encontram Brasil, Paraguai e Argentina. No extremo de cada país, há um obelisco com as respectivas cores nacionais.
Construção civil – Foz do Iguaçu conquistou para 2016 a vinda do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), considerado o maior evento do setor no País.
A escolha de Foz foi em Fortaleza, no início deste mês, onde houve a 85ª edição, que reuniu mais de 1.500 participantes. É a segunda vez que a cidade recebe o Enic – a primeira foi em 1997.
Russos e australianos – A Câmara de Turismo de Puerto Iguazú, cidade argentina que divide com Foz do Iguaçu as Cataratas, observou que, nos últimos tempos, está crescendo o número de visitantes da Rússia, Austrália, China e de países latino-americanos em geral.
Eles substituem os turistas dos países europeus e da América do Norte, antes os principais visitantes estrangeiros, que agora diminuem suas viagens ao exterior por
causa da crise econômica.
Mais um shopping – O grupo paranaense Tacla, que possui empreendimentos em Curitiba e Ponta Grossa, vai construir o segundo shopping de Foz do Iguaçu, num investimento total de R$ 250 milhões. O projeto do Shopping Palladium, que será construído às margens da Avenida das Cataratas, próximo ao trevo de acesso à Argentina, prevê a implantação de 200 lojas, com 12 âncoras, cinco restaurantes, praça de alimentação, seis salas de cinema multiplex e estacionamento para dois mil veículos.


EXPEDIENTE Diretoria-Geral: Superintendência de Comunicação Social da Itaipu Binacional • Projeto Editorial: Comunicação Mais • Coordenação: Claudia Stella • Edição: Claudio Dalla Benetta • Colaboração: Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional • Arte e Diagramação: Robson Rodrigues • Fotos desta edição: Adenésio Zanella, Carlos Ruggi, PanRotas e La Nacion (PY).





 

Comentários

INFORMAÇÕES sobre TRANSPORTES, INGRESSOS & SERVIÇOS

+55 45 99968 1122
+595 975 762 575
toureshop@gmail.com

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS